Sobre o Discordianismo


__________________________________________
SAUDAÇÕES DISCORDIANAS… HEIL ÉRIS !!

d0434-bugsbuny
Algumas informações que se fazem necessárias…

 

Conheci o Discordianismo quando li a notícia abaixo:

Xena passa a ser o planeta-anão Eris, deusa da discórdia
Agencia Estado – 14/09/2006 – 18:34

A União Astronômica Internacional (IAU) definiu que o planeta-anão 2003 UB 313, conhecido popularmente como Xena, passará a se chamar oficialmente Eris, o nome da deusa grega da discórdia e do conflito. Sua lua, apelidada Gabrielle, terá o nome oficial de Disnomia, o demônio do caos e da anarquia, que na mitologia era filha de Eris.

Segundo nota divulgada pela IAU, o nome foi aprovado por “quase unanimidade” do Grupo de Trabalho em Nomenclatura do Sistema Solar e pelo Comitê de Nomenclatura de Corpos Pequenos. Eris passa a ser o segundo planeta-anão reconhecido oficialmente numa subcategoria criada para abrigar Plutão – que foi “rebaixado” na reunião deste ano da IAU.

O nome Eris foi proposto pelo principal descobridor do planeta-anão, o americano Michael Brown. Embora tenha sido observado inicialmente em 2003, Eris teve sua descoberta confirmada oficialmente em 5 de janeiro de 2005.

Na mitologia, o principal feito atribuído à deusa Eris foi estimular o ciúme e a vaidade entre as demais deusas, o que deu origem à Guerra de Tróia. O nome da lua, Disnomia, também foi proposto por Brown.

De todas as divindades gregas que emprestam nomes a corpos do Sistema Solar, Eris talvez seja a única que ainda conta com um culto. O Discordianismo, definido como “uma religião disfarçada de piada, ou uma piada disfarçada de religião”, foi criado na Califórnia no final dos anos 50 e se vale de slogans como “Se a religião é o ópio das massas, o discordiansmo é a maconha dos lunáticos”.

Seu “livro sagrado”, o Principia Discordia, pode ser encontrado à venda na Amazon.com e já inspirou obras de ficção e jogos de RPG. Programas Linux costumam conter o comando “ddate”, que converte a data atual em “data discordiana”.

O Discordianismo é uma religião baseada no caos. Seus seguidores muitas vezes se referem à ela como uma “Religião disfarçada de piada ou uma piada disfarçada de religião”. Sendo uma piada ou não, o discordianismo tem como seu maior ícone de culto a deusa grega Éris (Discórdia para os romanos) e prega que não existem verdades absolutas (e que isto é uma verdade absoluta).

 

O livro sagrado desta (des)religião é o Principia Discórdia,
que apresenta uma linguagem que flerta com o
pós-modernismo e o zen-budismo.

 

 

De forma tímida e curiosa, comecei a pesquisar e a me aventurar nos Mistérios Discordianos…

Como diz a Wikipedia

O Discordianismo é uma religião baseada na adoração de Eris (também conhecida como Discórdia), a deusa greco-romana do caos. Foi fundada em algum momento entre 1958 e 1959, após a publicação do seu (primeiro) livro sagrado, o Principia Discordia, escrito por Malaclypse the Younger (Malaclypse o Jovem) e Omar Khayyam Ravenhurst, depois de uma série de alucinações compartilhadas em uma pista de boliche.

A religião já foi relacionada ao Zen, baseada em similaridades com interpretações absurdistas da escola Rinzai. O discordianismo é centrado na ideia de que ordem e desordem são ambas ilusões impostas no Universo pelo sistema nervoso humano, e que nenhuma dessas ilusões de aparente ordem e desordem é mais acurada ou objetivamente verdadeira do que outra.

O discordianismo é por vezes considerado uma religião paródia, embora exista disputa sobre a que grau isso é verdade. Discordianos usam humor subversivo para divulgar sua filosofia e evitar que suas crenças se tornem dogmáticas. É difícil estimar o número de discordianos porque não lhes é exigido ter discordianismo como único sistema de crenças , e porque há incentivo a criar cismas e cabalas.

Foi aí que criei minha Cabala, o Discordianismo Neo-Hedonista Quântico…

Poluí o Discordianismo tradicional com elementos de outra filosofia que eu já havia adotado como filosofia de vida, o Epicurismo ou Hedonismo, além de temperar a mistura com questões metafísicas da Física Quântica.

O Discordianismo Neo-Hedonista Quântico:

A partir deste “choque” emergiu uma nova ordem, a minha nova “Religião”: O Discordianismo Neo-Hedonista Quântico.

As religiões tradicionais trabalham com binômios morais do tipo Pecado x Perdão, Sofrimento x Expiação, Santo x Pecador, Culpa x Inocência

O Discordianismo observa o binômio Humor x Seriedade

O Epicurismo trabalha no plano Prazer x Dor

A física Quântica eu nem imagino como simplificar…

Portanto, o Discordianismo Neo-Hedonista Quântico tem uma Base Sólida, seja lá o que for isso. Esta religião é particular e seleta. Aceitamos doações mas não estamos aceitando novos membros… Sim… esta frase soou estranha, mas a minha sugestão é que você pare pra pensar e descubra sozinho sua própria crença, baseada nos seus próprios valores morais ou imorais… Ou não.

Seja feita a “sua” vontade…

Sério…

O Discordianismo Neo-Hedonista Quântico é uma religião Hermética…  Fechadinha… Não queremos você! Não se torne Discordianista… Por favor procure outra religião para você… Ou crie a sua, sei lá… DCG…

AMÉM??

 


__________________________________________
READING LIST obrigatório sobre o Discordianismo:

 

Download do Livro Sagrado “PRINCIPIA DISCORDIA”:

Um dos melhores estudos sobre o Discordianismo, versão “Séria”, que encontrei (Autor: Rev. Peterson Silva):

Breve resumão e o do que se trata o Discordianismo, em português:

Base filosófica do Discordianismo:

Belarmino Mariano Neto, professor de Estudos Integrados do Meio Ambiente pela Universidade Estadual da Paraíba – Brasil. Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande e da Paraíba. Organizador do Grupo de Estudos sobre Essencialismo & Fenomenologia

Definição em Inglês e Português da WIKIPEDIA:

Influências:

e muitos outros…

Sugestões de leitura no PRINCIPIA DISCÓRDIA e outras:

  • PSICO-METAFISICA (páginas 00049 e 00050)
  • UMA HISTORIA ZEN (página 00005)
  • A MALDIÇÃO DE CARACINZA E A INTRODUÇÃO DO NEGATIVISMO (página 00063)
  • CAOS CONVENCIONAL – CARACINZA (página 00042)
  • O MITO DE STARBUCK
  • OPERAÇÃO MINDFUCK
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: