Publicado por: Conselheiro Fnord | 12/03/2015

MUNDO DISCORDIANISTA: É o apocalipse: 5 programas de computador que podem dizer mais sobre você do que você me smo


De acordo com a ficção científica, as máquinas do futuro serão capazes de fazer qualquer coisa, exceto amar.
Atualmente, no entanto, nenhuma máquina avançada parece poder apreender toda a majestosa complexidade da mente humana e Ops. Falei cedo demais.
Alguns computadores reais modernos podem fazer coisas surpreendentes. Corram para as colinas!

5. Um algoritmo pode encontrar a sua localização física a partir de tuítes dos seus amigos

programas de computador que sabem tudo sobre voce (5)
De vez em quando, não é bom fazer uma pausa da internet, de deixar todo mundo saber onde você está? Não tem como. Sua localização pode ser rastreada mesmo que você não poste nada sobre ela, graças a um programa que pode determinar onde você está com base nos tweets (ou tuítes) dos seus amigos.

Um grupo da Universidade de Rochester (EUA) construiu um algoritmo que usa postagens da rede social Twitter para identificar automaticamente as relações sociais de usuários ativos. Depois de identificar quem são seus amigos, o algoritmo usa os dados de sua atividade online para identificar a sua localização exata, mesmo que você não esteja postando nada no momento.

A ideia por trás do FLAP (Friendship + Location Analysis and Prediction, ou Amizade + Análise e Previsão de Localização ) é bastante simples. Vamos dizer que o algoritmo detectou que Marcos, João e Roberto são melhores amigos. Se o Marcos tuíta Festejando com os meus dois melhores amigos, e João tuíta Encontrei uma mosca no meu café, RS, o sistema pode arriscar um palpite de que Roberto, que não tuítou nada, está provavelmente tomando um café com seus amigos para curar a ressaca da festa na padaria perto de sua casa às 2 da manhã.

Esse é só um exemplo. O algoritmo real é, naturalmente, muito mais complexo e foi concebido para objetivos nobres, como prever a propagação de epidemias. Mas que é assustador, isso é.

4. Seus Curtir no Facebook revelam quase tudo sobre você

programas de computador que sabem tudo sobre voce (4)
O botão Curtir (ou Like) da rede social Facebook é incrível. Com apenas um clique, você pode expressar orgulhosamente seu suporte a qualquer pessoa ou ideia que quiser, tudo a partir da privacidade da sua própria casa. Bem, talvez privacidade não seja a palavra certa aqui, porque uma equipe conjunta da Universidade de Cambridge e da Microsoft desenvolveu um programa que pode usar sua atividade no Facebook para extrapolar com precisão todos os tipos de informações pessoais sobre você, incluindo seu QI, orientação sexual, raça e traços de personalidade.

E se você acha que as correlações são simples (um cara que curtiu Gossip Girl e Mac Cosméticos é provavelmente gay), saiba que elas podem ser muito menos intuitivas do que se pensa. Por exemplo, enquanto os fãs de Stephen Colbert provavelmente vãso se orgulhar ao saber que Curtir o programa dele está correlacionado com um QI alto, o mesmo ocorre com curtir batatas fritas (?????). Pois é.

Além disso, acordar confuso após cochilos está correlacionado com a heterossexualidade masculina, enquanto curtir Eu amo ser mãe significa um baixo QI. Por quê? Só Deus (ou Odin, ou Buda, ou Maomé ou ninguém) sabe.

Pouco importa como o programa descobre essas coisas, o que importa é que pode dizer a filiação política de uma pessoa, sua orientação e raça com uma taxa de sucesso de 85 a 95%, tudo a partir de uma pequena porção de informações da rede social. Esqueçam as colinas. Corram para seus bunkers!

3. O programa que pode dizer tudo sobre você a partir de uma pequena amostra escrita

programas de computador que sabem tudo sobre voce (3)
Se você acha que pode escapar da análise precisa de um computador sobre sua personalidade porque não usa mídia social e não tem amigos, temos uma má notícia.

O supercomputador Watson da IBM está lentamente descobrindo tudo sobre você, a partir de sua escrita. Ele só precisa de cerca de mil palavras para avaliar com segurança a sua inteligência, vontade de desafiar a autoridade, confiança nos outros, susceptibilidade ao estresse e necessidade de se sentir amado.

Ah, e as mil palavras não precisam nem ser conectadas de forma alguma, já que o Watson também pode alegadamente ter uma boa ideia sobre você analisando alguns tuítes seus.

Para deixar tudo ainda mais bizarro e aterrorizante, Watson identifica com sucesso os traços que as pessoas tentam esconder sobre si mesmas, como tendências sociopatas, natureza manipuladora e narcisismo inerente.

2. A Marinha dos EUA sabe se você está apenas falando da boca para fora, ou não

This picture taken on January 27, 2010 i
Quando sua namorada diz que está tudo bem, nem sempre ela quer dizer isso. Seria ótimo se você pudesse descobrir se ela está falando apenas da boca para fora, não? Como o pessoal da Marinha dos EUA pode.

Eles estão trabalhando em um software que analisa as mídias sociais para determinar as verdadeiras motivações dos indivíduos. Em 2013, pesquisadores da Marinha usaram esse software para analisar informações do Facebook, Twitter e YouTube para mapear as relações entre grupos insurgentes sírios, além de determinar se a sua liderança estava realmente alinhada com os objetivos da política dos EUA, como eles prometeram que estava.

Os resultados mostraram que apenas 27 dos 42 grupos anti-Assad realmente estavam do lado dos EUA, e desses 27, apenas quatro haviam demonstrado qualquer tipo de competência no campo de batalha.

Como é que o pessoal da Marinha determinou isso? Para colocar em termos grosseiramente simplificados, se a análise mostrou que o líder de um grupo rebelde sírio curtiu um post no Facebook sobre como a liberdade é sobrestimada e, em seguida, curtiu um vídeo do YouTube sobre como águias são estúpidas, isso significa que ele provavelmente não é um bom aliado para os EUA.

Parece ingênuo, mas funciona. Além disso, as conclusões do software levariam muito mais tempo para serem tiradas por inúmeros membros de uma seção de inteligência.

Vale lembrar que o uso do programa não se limita a estrangeiros. Ele está em uso no momento nos EUA, por exemplo, ajudando a polícia local a identificar membros de gangues em Massachusetts com base na sua atividade de mídia social.

1. Propagandas vão dizer a você em qual político votar

programas de computador que sabem tudo sobre voce (1)
Esse dia não está longe: através de análises de nossos dados na internet, o candidato certo será escolhido para todos nós e lentamente inserido em nossas mentes graças a uma técnica de propaganda chamada de microtargeting.

Em primeiro lugar, os partidos vão comprar informações sobre você de companhias como a Acxiom, que tem a informação como endereços, históricos de compras e etc de mais de 190 milhões de pessoas. Em seguida, os políticos vão cruzar essas informações com outras fontes de dados, e usar isso para criar uma mensagem política que apele para você individualmente.

Por exemplo, se um partido ver que você tem uma licença de armas de fogo, vai de carro para todos os lugares e não doa para a caridade, pode te mandar uma mensagem que implica que um candidato do partido rival vai tornar armas ilegais, recolher todas e derretê-las para fazer bicicletas gratuitas para os sem-teto.

E essa é apenas uma das coisas que os computadores podem fazer pelos partidos durante as eleições.

Em 2012, a campanha de Obama, presidente dos EUA, já praticou algo chamado de compartilhamento alvo, onde as pessoas podiam se logar em um sistema e fazer upload de sua lista de amigos do Facebook a ele. Então, o serviço diria ao usuário qual dos seus amigos poderia usar uma forcinha no sentido de recenseamento eleitoral. [Cracked]

FONTE: http://hypescience.com/5-programas-de-computador-que-sao-bons-juizes-de-carater/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: