Publicado por: Conselheiro Fnord | 12/05/2014

MUNDO DISCORDIANISTA: CARACINZA!!!


Eris_23.jpg

[DISCORDIANISMO] Quem é o Caracinza, e como atuam seus defensores hodiernos?
10/05/14

O Caracinza (ou Greyface, no original em inglês), é uma figura influente do Principia Discordia (P.D.). Segundo o sagrado livro do Discordianismo, Caracinza teria vivido no ano de 1166 antes de Cristo e era um figurão rabujento (ou "cérebro-torto infeliz", como diz a versão do P.D. traduzida para o Português). Na presente ocasião, pretendo analisar Caracinza não apenas pelo âmbito discordiano, mas também, por toda a aplicabilidade de sua figura, de maneira consciente ou inconsciente, em nossa bela, perfeita e feliz sociedade. Começamos analisando que esse curioso personagem está muito acima do existir ou não existir, e o discordiano não está preso a crer que ele viveu ou aceitá-lo como um personagem ficcional, já que a Maldição do Caracinza está evidente no meio de nós independentemente disto!

"Peraí… Caracinza? Maldição? Você tá falando do diabo?"

Não. Justamente aí que mora o problema, ou a solução, já que fomos acostumados ao "isso ou aquilo" em vez do "nem isso nem aquilo" – a maldita (ora bendita, mas costumeiramente maldita) dualidade extremada. Caracinza, segundo o P.D., se convenceu de que a diversão era algo pecaminoso e deveria ser evitado, considerando que a Ordem é algo muito sério e a desordem como algo a se evitar. Logo, Maldição do Caracinza tem uma ligação com essa ampla difusão que recebemos há séculos de que o prazer e o gozo são coisas que nos aproximam do Diabo e o sofrimento e a dor são coisas que nos aproximam de Deus.

É aí que o Discordianismo fica bem claro como não pertencente à dita "mão direita", estoicista, da fuga dos prazeres, nem à dita "mão esquerda", epicurista, da busca interminável pelo prazer. O Discordianismo, muito além disso, vem chamar as pessoas a se libertarem da Maldição do Caracinza! De nada adiantará você deixar uma religião opressora para trás e cair na gandaia durante a juventude, provando de todas as coisas que te dão prazer, se você continuar com a Maldição do Caracinza latejando na sua cabeça – aquela viagem de acordar um dia na cama de outra pessoa, ver que passou a noite com ela e se sentir culpado por isso apenas por vocês não serem casados. Quando a pessoa não se livra dessa maldição, é bem provável que alguns anos passem e ela volte para a mesma religião opressora de antes ou, talvez, caia nas garras de outra ainda mais opressora. Começará a acreditar que Deus, o Amor, soberanamente justo e bom, mesmo sendo tudo isso, te castigará por sentir prazer.

Logo, Caracinza é ainda pior que o Diabo. Caracinza é aquele que convenceu as pessoas de que o prazer é do Diabo e o sofrimento é de Deus. Caracinza inverteu o jogo, iludiu os homens por milênios, e ainda os ilude concomitantemente. E livro nenhum é capaz de libertar uma pessoa da Maldição do Caracinza, nem mesmo o Principia Discordia. Só o RACIOCÍNIO LÓGICO tem tal poder. Se algo me faz bem sem fazer mal aos outros, por que seria do Diabo? Se fugir de algo que me daria prazer me deixa frustrado, por que tal fuga seria coisa de Deus? Se Deus é bom, por que sofrimento é seu caminho? Se o Diabo é mau, por que o prazer é seu caminho? Aceitar que Deus e o Diabo tiveram seus papéis trocados, é aceitar que a Maldição do Caracinza É REAL.

In YOLD 0, a malcontented hunchbrain by the name of Greyface, got it into his head that the universe was as humorless as he, and he began to teach that play was sinful because it contradicted the ways of Serious Order. "Look at all the order around you," he said. And from that, he deluded honest men to believe that reality was a straightjacket affair and not the happy romance as men had known it.

It is not presently understood why men were so gullible at that particular time, for absolutely no one thought to observe all the disorder around them and conclude just the opposite. But anyway, Greyface and his followers took the game of playing at life more seriously than they took life itself and were known even to destroy other living beings whose ways of life differed from their own.

The unfortunate result of this is that mankind has since been suffering from a psychological and spiritual imbalance. Imbalance causes frustration, and frustration causes fear. And fear makes for a bad trip. Man has been on a bad trip for a long time now.

It is called the Curse of Greyface.
Apple_of_Discord.png This page uses content from the Principia Discordia on page 00042, and may share a type of similarity with the original. The type of similarity that they may share is called "identity." All rights reversed.

FONTES:

http://discordia.wikia.com/wiki/Greyface

http://www.enkijr.com/2014/05/discordianismo-quem-e-o-caracinza-e.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: