Publicado por: Conselheiro Fnord | 03/09/2013

MUNDO DISCORDIANISTA e FNORDS: Geração Y não confia em anúncios publicitários, diz estudo


Somente 6% dos nascidos entre 1978 e 1990 dizem acreditar nas ações. Ganham crédito os relatos de amigos e poder de uma boa experiência

O Super Bowl é o evento esportivo de maior audiência nos EUA. A final do futebol americano é o jogo que para o país e, por isso, seu intervalo é o maior espaço publicitário no mercado norte-americano. Os comerciais entre o primeiro e segundo tempo tiram o sono das grandes agências e abocanham boa parte do orçamento das empresas. Trinta segundos chegam a custar US$ 4 milhões. Mas será que vale a pena tamanho investimento?

Um estudo da entidade americana Social Chorus, publicado em julho deste ano, sugere que aqueles nascidos entre 1978 e 1990, a chamada Geração Y, não acredita no que vê em anúncios publicitários. Diferente do exemplo acima, a tese "Millenials as Brand Advocates" foca na publicidade de internet, mas (convenhamos) o mercado é quase o mesmo. Os números do trabalho mostram que somente 6% dos pesquisados disseram acreditar na publicidade on-line e cerca de 70% nunca clicaram em “mensagens patrocinadas”.

Em compensação, o engajamento nas redes sociais aumentou e, junto com ele, a confiança na “troca de informação”. Uma pesquisa da Edelman Berland aponta que 70% dos integrantes da Geração Y se sentem responsáveis em compartilhar feedbacks sobre experiências com as empresas, sejam positivas ou negativas. Somado a isso, o estudo da Social Chorus diz que 91% dos Ys considera comprar um produto recomendado por um amigo e 98% deles são mais propensos a se engajar num post de um amigo do que de uma marca.

Não parece ser o fim das super produções da final da NFL, mas vem por aí um novo desafio na hora de conquistar os consumidores. Para especialistas, o segredo é buscar métodos para incentivar os Ys a compartilhar suas ações nas redes sociais para uma alta de credibilidade. Boas experiências com determinada marca podem ser determinantes para o sucesso do marketing da empresa. Como fazer isso? Nem eles sabem muito bem. Ainda.

via Meio&Mensagem.

FONTE: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI341930-17770,00-GERACAO+Y+NAO+CONFIA+EM+ANUNCIOS+PUBLICITARIOS+DIZ+ESTUDO.html

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