Publicado por: Conselheiro Fnord | 06/08/2013

FNORDS: Humanos eu já sabia… Mas agora até as copiadoras?


FONTE: O Globo

RIO Quem usa fotocopiadoras espera que as réplicas sejam idênticas ao documento original, certo? Mas não é isso que vem acontecendo com os modelos Workcentre 7535 e 7556 da Xerox, segundo o cientista da computação alemão David Kriesel. Ele descobriu que as máquinas estão trocando, de forma aleatória, números de documentos que deveriam copiar.

Kriesel publicou em seu blog que, ao submeter aos aparelhos a planta de uma reforma, por exemplo, o comprimento de um cômodo de 21,11 metros foi alterado para 14,13 metros na réplica. Ele também observou que as máquinas costumam confundir com frequência os algarismos 8 e 6 entre si.

Segundo o pesquisador, a falha parece estar associada ao software de compressão de imagens das fotocopiadoras. Esse padrão internacional de compressão, conhecido como Jbig2 e criado em 1999, é quatro vezes mais eficiente que o anterior na tarefa de tornar mais leves os arquivos que está copiando. Mas, aparentemente, essa compressão estaria de alguma forma corrompendo os arquivos submetidos aos aparelhos da Xerox, fazendo com que as cópias sejam feitas a partir de uma imagem indefinida para as máquinas.

À rede BBC, o advogado britânico Niri Shan disse que a Xerox pode ser obrigada pela Justiça a indenizar usuários que tenham sido prejudicados por erros em cópias de documentos.

Kriesel disse que, depois de publicar seu relato, diversas pessoas entraram em contato para dizer que também testemunharam o problema. Segundo a BBC, a Xerox ainda não corrigiu as falhas, mas disse que está preparando um posicionamento oficial sobre o assunto.

Enquanto isso não acontece, quem tem habilidade com fotocopiadoras pode seguir algumas recomendações técnicas de Kriesel para contornar as falhas.

Anúncios

Responses

  1. PQP

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: