Publicado por: Conselheiro Fnord | 20/02/2013

MUNDO DISCORDIANISTA: Veríssimo e a Hipótese do Deus Cristão…


Mini-campanha em apoio a Luís Fernando Veríssimo
do Bule Voador de Daniel Oliveira

Luís Fernando Veríssimo, um dos mais famosos escritores brasileiros dos últimos tempos, publicou um pequeno artigo intitulado Deus hipotético. O artigo explora a questão de o quanto é incrível tantas instituições terem sido criadas para cultuar uma hipótese.

Um religioso dirá que não faltam provas da existência de Deus e da sua influência em nossas vidas. Quem não tem a mesma convicção não pode deixar de se admirar com o poder do que é, afinal, apenas uma suposição.

A hipótese de que haja um Deus que criou o mundo e ouve as nossas preces tem sobrevivido a todos os desafios da razão, independentemente de provas.

Agora mesmo assistimos ao espetáculo de uma empresa multinacional às voltas com a sucessão no comando do seu vasto e rico império, e o admirável é que tudo o império, a riqueza e o fascínio dos rituais e das intrigas da Igreja de Roma seja baseado, há 2000 anos, em nada mais do que uma suposição ()
(Deus Hipotético. Globo. 17/02/2013)

O artigo rapidamente ganhou certa notoriedade na Internet sobretudo nos círculos ateístas e agnósticos e foi encarado por muita gente como uma espécie de recuperação cética, depois de algumas declarações polêmicas realizadas logo após os tumultuados 24 dias em que esteve internado no hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, tratando uma infecção generalizada.

A frase é só uma gripe não tem sentido. Descobri que só uma gripe pode matar. Também descobri que corrente, reza, pensamento positivo tudo que complementa os milagres da medicina funciona mesmo. É por isto que estou aqui, reaprendendo a andar e a escrever.
(Primeira carta do mestre. Zero Hora, 16/12/2012)

Eram tantas pessoas me contaram depois rezando por mim e manifestando sua apreensão e solidariedade, principalmente desconhecidos, que deve ter feito uma diferença. Vou precisar rever minhas relações com a metafisica.
(Alguém sabe o que é rabdomióise?. Globo. 06/01/2013)

Algumas pessoas do Coletivo Ácido Cético (CAC, blog parceiro do Bule), dentre elas o nosso querido Horacio Dottori (palestrante no CHS 2012) e Ney Lemke, ao verem a reação ensandecida de religiosos a Deus hipotético, escreveram e-mails de apoio a Veríssimo e comentaram isso na lita do CAC.

Gostei da ideia. Mesmo de madrugada, mesmo de um teclado mequetrefe, escrevi um e-mail longo e pessoal. Falei de mim, da LiHS e de como eu fiquei feliz de ver aquele artigo. Expliquei que muitos de nós estão com ele. Basicamente, disse que fico feliz de ver que ele voltou a ser o bom e velho LFV, no melhor dos sentidos. Na verdade, acho que fui bem mais carinhoso que isso, pelo menos tentei. Falei o quanto eu gosto dele, o quanto de mim eu devo a ele e à família Veríssimo (Erico é um dos meus heróis literários) e o quanto é encorajador ver alguém com o carisma e a exposição na mídia de um Luís Fernando Veríssimo, escrevendo corajosamente como ele fez ontem e, claro, em tantos artigos anteriores falando sobre o Estado Laico, homossexualidade, etc.

Então veio essa ideia de lançar essa mini-campanha de apoio. Enquanto religiosos estão soltando o verbo, escrevendo comentários nada tolerantes eufemismo para truculentos para Veríssimo, pensei que nós, céticos, ateus, agnósticos, deístas e teístas moderados, poderíamos também manifestar nosso apoio.

Como apontou Horacio, nós que não nos subscrevemos a nenhuma religião, representamos aproximadamente 2,5 % dos habitantes do Brasil (dados do censo IBGE 2010).

Se as estatísticas são sérias, Veríssimo vai receber 20 e-mails com insultos para cada e-mail de apoio. Se receber 40:1 é porque nós ateus somos muito preguiçosos.
(Horacio Dottori, em correspondência para colegas do CAC)

Horacio fez a parte dele e nós do Bule pensamos que podíamos fazer a nossa. Pensamos em lançar essa mini campanha de apoio a LFV:

banner_LFV

Gaste 5 minutos do seu dia escrevendo um e-mail de apoio a Luís Fernando Veríssimo, que está sendo hostilizado por religiosos depois de questionar o deus dos cristãos.

Não tenho certeza que ele vai conseguir ler todas as preces de apoio que chegarem através do e-mail verissimo (arroba) zerohora.com.br, mas acho que vale a pena tentar.

Autor: Daniel Oliveira

The post Mini-campanha em apoio a Luís Fernando Veríssimo appeared first on Bule Voador.

Deixe um comentário

Categorias

