Publicado por: Conselheiro Fnord | 10/02/2012

Interessante… Vídeos de 1 minuto tentam explicar questões da ciência e da filosofia


Site de ensino a distância traz seis animações em inglês.
Números infinitos, inteligência artificial e paradoxos são abordados.

O site da universidade britânica Open University, de ensino aberto e a distância, traz seis vídeos de 1 minuto intitulados Aventuras de 60 segundos no pensamento para explicar experimentos e paradoxos da ciência e da filosofia, desde a Grécia Antiga até Albert Einstein.

As animações, narradas pelo comediante inglês David Mitchell, tentam responder a questões sobre números infinitos, inteligência artificial (segundo a hipótese do quarto chinês), se um gato pode estar vivo e morto ao mesmo tempo (experimento chamado de Gato de Schrödinger) e como funciona a passagem do tempo de acordo com a Teoria da Relatividade.

Nesse último caso, um irmão gêmeo poderia ficar mais novo ou velho que o outro dependendo se estivesse no espaço ou na Terra.

Outro vídeo trata, ainda, do paradoxo do avô, em que uma pessoa voltaria ao passado e mataria seu avô antes de ele conhecer a mulher, casar e ter filhos. Assim, a existência do neto e assassino se tornaria impossível no futuro, provocando um conflito lógico e indagações sobre o tempo e a existência de universos paralelos.

Há também uma animação que aborda um argumento do filósofo grego Zenão de Eleia, que viveu no século 5 a.C. e buscava provar que o movimento não passa de uma ilusão. Segundo ele, o herói mítico Aquiles nunca poderia alcançar uma tartaruga, pois, quando atingisse o ponto de onde o animal saiu, este já estaria em outro lugar e assim sucessivamente.

FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/02/videos-de-1-minuto-tentam-explicar-questoes-da-ciencia-e-da-filosofia.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: