Publicado por: Conselheiro Fnord | 30/01/2012

MUNDO DISCORDIANISTA: Duas do Hypescience… Criacionismo e Pessoas Religiosas…


Pessoas religiosas são mais bem ajustadas psicologicamente?

Uma pesquisa psicológica constatou que pessoas religiosas se sentem muito bem consigo mesmas, com uma tendência a maior autoestima social e melhor ajustamento psicológico que os não crentes.

Porém, um outro estudo descobriu que isso só é verdade em países que dão um valor alto para a religião.

Para os estudos, os pesquisadores utilizaram dados do eDarling, um site de namoro europeu que usa um longo questionário com perguntas sobre quão importante são as crenças religiosas para as pessoas, além de questões de autoestima e o quão psicologicamente bem ajustadas as pessoas estão.

Eles analisaram as respostas de 187.957 pessoas. Como em outros estudos, os pesquisadores descobriram que pessoas mais religiosas tinham maior autoestima social e eram psicologicamente melhor ajustadas.

Mas eles suspeitaram que a razão para isso era que as pessoas religiosas são melhores em viver de acordo com seus valores sociais em sociedades religiosas, que por sua vez deve levar a uma maior autoestima social e um melhor ajuste psicológico.

As pessoas no estudo viviam em 11 diferentes países europeus, desde a Suécia, o país menos religioso do planeta, até a super devotada e católica Polônia. Os pesquisadores usaram as respostas das pessoas para descobrir quão religiosos os diferentes países eram, e depois os compararam.

Em média, os crentes só tinham benefícios psicológicos por serem religiosos se vivessem em um país que valoriza a religiosidade.

Em países onde a maioria das pessoas não são religiosas, as pessoas religiosas não têm maior autoestima. Assim, uma pessoa muito religiosa pode ter elevada autoestima social na religiosa Polônia, mas não na não religiosa Suécia.

Nesse estudo, os pesquisadores fizeram comparações entre os diferentes países, mas um outro estudo encontrou um efeito semelhante dentro de um mesmo país, entre estudantes de universidades religiosas e não religiosas.

O mesmo pode ser verdade quando se compara diferentes estados de um mesmo país ou cidades diferentes. Provavelmente é possível simular o mesmo resultado na Alemanha se você comparar a Baviera, onde muitas pessoas são religiosas, e Berlim, onde muito poucas pessoas são religiosas.[ScienceDaily]

Sobre os comentários: O que fazer com os criacionistas
(Lá no Hypescience!)

Temos observado que artigos sobre evolução das espécies, fósseis, Big Bang e qualquer assunto que possa levar a noção de que o universo tem mais de seis mil anos tem sido veementemente atacados por um punhado de criacionistas. Este tipo de comentário acaba criando uma discussão cíclica e inútil que nunca leva a lugar nenhum.

É o mesmo que um flamenguista comentar sobre como seu time é o melhor em um fórum do Fluminense. É comparável a um ato de vandalismo. A diferença é que se você pessoalmente vai até a torcida do Fluminense e fala isso as chances são de que você seja o alvo do ‘vandalismo’. Mas se falar de criacionismo em uma roda de amantes da ciência ouvirá argumentos racionais. E este é um dos principais problemas: os comentários deixam de ser sobre o conteúdo do artigo e viram comentários sobre mitos religiosos.

A evolução biológica é um fato

Há inúmeras provas irrefutáveis que mostram a inexorabilidade deste processo que vem acontecendo há milhões de anos. A cada dia surgem mais evidências tanto da paleontologia quanto do campo genética e da biologia molecular. Há muita gente séria trabalhando nisso e inúmeras revistas científicas seculares com um enorme acervo de dados a disposição de todos.

O mundo tem muito mais de seis mil anos

Hoje temos estimativas, muito mais precisas do que anteriormente, que o universo tem 13,75 bilhões de anos e nosso planeta 4,54 bilhões. Estes números não foram inventados, mas sim calculados a partir de décadas de observações, estudos, acúmulo de dados, esforço e comprovações científicas incontestáveis.

Este é um site de ciência

Como muitos comentaristas aqui apontam, quem quiser falar sobre teologia deve ir em site afim com o tema. Por haver abundantes constatações científicas irrefutáveis de que a versão da bíblia sobre a origem do mundo é uma mera alegoria – e até mesmo a maioria dos religiosos já entende isso – não vamos mais tolerar este tipo de comentários.

A nova regra para comentários legisla:

Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.

Por favor, denunciem daqui para frente violações deste tipo em novos artigos.

hehehehehe….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: