Publicado por: Conselheiro Fnord | 21/12/2011

ILLUMINATI: A democracia pode depender da ignorância


school-fish-e1324391595390.jpg

A ignorância pode significar felicidade, mas parece que ela também promove a democracia. Membros de um grupo que opinam bastante podem determinar a decisão que será tomada por esse grupo, mesmo que a opinião aceita seja de uma pequena minoria.

Uma nova pesquisa que estudou o comportamento animal, no entanto, mostra que a adição de membros ignorantes ou desinformados no grupo pode neutralizar a poderosa influência de uma minoria, e promover um resultado mais democrático.

Os pesquisadores usaram modelos de computador para investigar o processo de tomada de decisão em vários grupos de animais quando a maioria quer viajar em uma direção, e a minoria em outra.

Quando a intensidade das preferências dos dois grupos era igual, era mais provável que se seguisse a maioria. Mas quando a minoria tinha sentimentos mais fortes do que o resto do grupo sobre uma direção, ela era capaz de controlar a decisão.

Quando os pesquisadores adicionaram uma multidão de terceiros animais que eram ignorantes sobre as direções, entretanto, a maioria foi capaz de lutar de forma espontânea contra a decisão de uma minoria.

A ressalva do estudo é que os resultados tomados com base em peixes não podem ser extrapolados para grupos humanos, é claro. Afinal, peixes não podem fazer opções conscientemente, ao contrário dos humanos. [LiveScience]

FONTE: http://hypescience.com/a-democracia-pode-depender-da-ignorancia/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: