Publicado por: Conselheiro Fnord | 08/12/2011

DISCORDIANISMO e ATEÍSMO: Diego Rivera teve problemas por ser ateu


Uma das grandes obras de Diego Rivera retratava um famoso libertário político com a frase Deus não existe. Diego Rivera considerava as religiões uma forma de neurose coletiva.

Diego Rivera foi um dos maiores pintores mexicanos, ele criou mais de dois mil quadros, cinco mil desenhos e cerca de quatro mil metros quadrados de pintura mural.

Palacio de Bellas Artes - Mural El Hombre in cruce de caminos Rivera (foto: Wolfgang Sauber / Xenofonte)

Palacio de Bellas Artes – Mural El Hombre in cruce de caminos Rivera (foto: Wolfgang Sauber / Xenofonte)

Seu trabalho foi reconhecido mundialmente pelo dinamismo em murais, a sua carreia começou no México e seguiu para o estrangeiro, Rivera trabalhou em Moscou, San Francisco, Nova York entre outros.

Rivera começou a desenhar quando tinha apenas três, apenas um ano após a morte de seu irmão gêmeo. Ele havia sido pego de desenho nas paredes. Seus pais, ao invés de puni-lo, instalados quadros-negros e lona nas paredes para o jovem pintor para fazer uso.

Um dos seus trabalhos mais polêmicos é Sonhos de um Domingo na Alameda, aonde aparece Ignacio Ramírez, um conhecido libertário político de San Miguel de Allende, segurando um cartaz que dizia: Deus não existe.

O ateísmo de Ignacio Ramírez foi retratado por Diego, que também era ateu, em 1948, quando o artista pintou um mural no Hotel Del Prado com Ramírez segurando um cartaz que dizia Dios não EXISTE (Deus não existe). Rivera não aceitou remover a inscrição, por isso a arte não foi mostrada por 9 anos, quando Rivera resolveu remover a inscrição.

Diego Rivera considerava as religiões uma forma de neurose coletiva, quando ele concordou em remover a inscrição, o artista afirmou Deus não existe, eu não tenho que me esconder atrás de Don Ignacio Ramírez, eu sou ateu e eu considero as religiões como uma forma de neurose coletiva.

No dia 8 de dezembro de 2011, o Google fez uma homenagem comemorando o 125º aniversário de Diego Rivera (veja o doodle).

doodle_diego_rivera.jpg

FONTE: http://bagarai.com.br/diego-rivera-teve-problemas-por-ser-ateu.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: