Publicado por: Conselheiro Fnord | 20/10/2011

PURO DISCORDIANISMO: Escolas municipais do Rio de Janeiro terão ensino religioso


RIO – A partir de fevereiro do próximo ano, as escolas municipais do Rio de Janeiro terão aulas de ensino religioso, para os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A lei, sancionada nesta quarta-feira pelo prefeito Eduardo Paes, torna a capital fluminense pioneira no ensino religioso em escolas públicas do país.

A medida prevê que o ensino religioso será opcional e somente oferecido aos alunos cujos pais ou responsáveis assim o desejarem. As opções serão entre aulas das doutrinas católica, evangélica/protestante, afro-brasileiras, espírita, religiões orientais, judaica e islâmica. Para aqueles que não optarem por este tipo de ensino, a Secretaria Municipal de Educação oferecerá aulas de Educação para Valores, nos mesmos horários.

O prefeito, Eduardo Paes, disse que a implantação do ensino religioso nas escolas municipais confirma a visão de que a cidade prega a livre escolha do cidadão.

– A gente confirma essa visão do Estado laico, um lugar onde respeitamos a fé de cada um dos indivíduos que estão nas escolas municipais – diz.

Com a nova lei, foi criado também no município o cargo de professor de ensino religioso. Segundo a Secretaria de Educação, será aberto, em breve, concurso público para o preenchimento das vagas. De acordo com a subsecretária de Educação, Helena Bomeny, os professores que decidirem fazer o concurso deverão possuir conhecimentos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, além daqueles de sua crença.

© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

FONTE: © 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Alguns comentários que recebemos:

Anônimo:

Estão de parabéns… Uma vez que meus filhos não vão estudar em Escola Municipal, eu preciso que eles tenham mecanismos básicos para manipular as massas, e a religião cumpre bem este papel, além de evitar que a carga horária reservada ao ensino científico seja utilizada de forma eficiente… Parabéns ao político em questão, mostrando mais uma vez como se faz para ganhar o apoio popular, através da religião e, neste caso, de várias religiões. Minha sugestão é que se ensine também qual destas religiões escolhidas é a verdadeira, para que não haja confusão na mente das crianças.

Anônimo:

Leiam "A Ameaça do Criacionismo", de Isaac Asimov. Fácil de achar no GOOGLE… Parabéns ao Rio de Janeiro em se tornar pioneiro no ensino religioso.

Anônimo:

Espero que não deixem de fora a religião do "Monstro do Espaguete Voador" ou "Pastafarianismo", de Bobby Henderson, e o "Discordianismo"… Seria contra os valores fundamentais do método. Uma sociedade que está propondo o estudo religioso, em lei, deve ter abrangência mais ampla.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_do_Monstro_do_Espaguete_Voador

Anônimo:

Mal posso esperar pelas "acaloradas" discussões teológicas e filosóficas na hora do recreio…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: