Publicado por: Conselheiro Fnord | 19/10/2011

Opinião: você realmente precisa daquele celular novo?


Por Stefan Hammond, Computerworld / EUA

Aparelhos móveis usam diversos elementos raros do planeta, como minerais e metais; Brasil possui mais de um celular por habitante.

O novo iPhone é muito parecido com o modelo anterior, mas você também pode comprar um Android Gingerbread (bolo de gengibre), Honeycomb (favo de mel), ou Windows Phone 7.5 Mango (manga). Mas viver de sobremesas não é o melhor para a sua saúde.

Mesmo assim, com uma densidade de celulares por pessoa de 115% (224 milhões de aparelhos), muitos brasileiros tem mais de um telefone móvel. Como poucas pessoas conseguem ter várias conversas ao mesmo tempo, fica claro que muitos desses telefones funcionam mais como um acessório de moda do que um aparelho de comunicação. Quem liga para o sistema operacional do aparelho ou até se ele tem um cartão SIM eles são essencialmente enfeites.

Se equipe como quiser (e as fabricantes ficam felizes pelas vendas), mas tenha em mente que os aparelhos móveis contém vários elementos que são valiosos, tóxicos, ou as duas coisas. Recentemente, elementos raros do planeta (substâncias minerais únicas usadas em produção industrial) alcançaram importância geopolítica são parte da cadeia mundial de fornecimento. Você pode nunca ter ouvido falar de um elemento chamado índio, mas é um ingrediente chave para as telas LCD.

A situação ajudou a transformar a reciclagem de lixo eletrônico em um componente essencial da política nacional em vez de uma coisa ecológica para fazer em lugares como Hong Kong. O jornal New York Times informou em outubro de 2010 que problemas com suprimentos chineses de elementos raros da terra fizeram com que comerciantes e empresas do Japão fossem em busca de fontes alternativas.

A falta desses materiais fez com que a cidade isolada de Kosaka, no norte do Japão, reabrisse sua indústria de mineração, que começou a entrar em decadência nos anos 1970. Mas agora, em vez de refinar minérios, eles estão envolvidos em mineração urbana: reciclar metais e minerais de aparelhos eletrônicos sem uso, como telefones celulares e computadores.

Nós literalmente descobrimos ouro nos telefones celulares, afirmou o político Tetsuzo Fuyushiba após visitar a unidade de reciclagem, segundo o NYT. E, obviamente, a China tem muitas empresas metalúrgicas lidando tanto com matéria bruta quanto com reciclagem, sendo que a maior delas é a Hang Seng-listed China Metal Recycling (Holdings) Limited.

Por isso, antes de usar seu cartão de crédito porque você precisa comprar o telefone mais novo do mercado, lembre-se que essas poucas gramas de elementos raros no aparelho o tornam mais do que apenas um brinquedinho para desfilar. Pense em quantos telefones celulares você realmente precisa. E se um deles quebrar, faça um favor a todos e recicle-o.

FONTE: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/10/18/opiniao-voce-realmente-precisa-daquele-celular-novo
Copyright 2011 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: