Publicado por: Conselheiro Fnord | 31/01/2011

Tenho a certeza absoluta de que é um erro ter certezas absolutas


Todos os conceitos são válidos ( apenas e somente) dentro de seus sistemas de crenças. Um sistema de crenças é um conjunto de conceitos que se complementam ou se justificam.Por exemplo, uma religião neolítica satisfaz a necessidade do povo neolítico. O cristianismo funciona para os cristões. A ciência satisfaz a tecnologia. Todos carregam coerência interna, embora nenhum desses sistemas carregue o que se chamaria, caso tivesse existência possível, Verdade.

Não há fatos, somente interpretações. Isso é fato.

Todos os critérios, julgamentos, arbitrariedades morais são baseadas em sistemas de crenças específicos, e portanto são circunstanciais e não universais. As regras de um jogo de futebol dificilmente se aplicariam ao parlamento (embora fosse engraçado ver no que daria), a moralidade cristã dificilmente seria aplicada a marcianos, intelectuais ou tartarugas.

Temos que acreditar no livre-arbítrio. Não temos escolha.

Abandonar qualquer sistemas embora desejável é impossível. Existem programas tanto biológicos quanto ambientais. O livre-arbítrio é paradoxal. Quem abandona quaisquer referências externas se torna um psicótico, e está condenado a não interagir. A liberdade verdadeira surge da capacidade de utilizar os elementos relativos dentro de seu ambiente (semântico, social, etc)

Iluminação Discordiana

A Iluminação Discordiana é alcançada quando você se conscientiza de que, apesar de a deusa ÿris e de a lei dos cinco não serem literalmente verdadeiras, nada é literalmente verdadeiro.Dos cem milhões de sinais brilhantes zunindo, recebidos a cada minuto,o cérebro humano ignora a maioria e organiza o resto com conformidade com qualquer sistema de crença estabelecido nele. Nós vivemos nestas bolhas que não passam de interpretações da realidade conhecidas como túneis-realidade. Podemos selecionar sinais ordeiros e legais e dizer que tudo é projetado por uma inteligência cósmica, como no tomismo, ou selecionar sinais caóticos e afirmar que Deus é uma Mulher Louca, como no Discordianismo.

O cérebro ajustará os sinais recebidos aos dois sistemas de crençaou a uma dúzia de outros.

Fonte: http://1001gatos.org/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: