Publicado por: Conselheiro Fnord | 25/01/2011

Guerrilha Semiológica – Umberto Eco


Achei na FGV um trabalho bastante interessante:

GUERRILHA SEMIOLÓGICA COMO MODO NÃO INSTITUCIONALIZADO DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO

http://virtualbib.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3605/schmuell.pdf?sequence=1

Interessante sob o ponto de vista do Discordianismo Corporativo… Um conceito que estou trabalhando mentalmente.

Um pequeno trecho:

"A guerrilha semiológica proposta por Umberto Eco é conseqüência de uma preocupação com a reificação do conteúdo e com a relação das pessoas com as mensagens produzidas pelos meios de comunicação de massa. Revestidos de uma aparente seriedade, imparcialidade e objetividade, as mensagens jornalísticas dos meios de comunicação de massa, por exempo, são freqüentemente apreendidas como uma transmissão dos fatos e da verdade. Os receptores das mensagens, por desconhecerem seu processo de produção, não consideram o caráter humano e artificial que está presente em cada mensagem formulada pela seleção de assuntos a serem abordados, pela escolha de palavras, pela escolha de pessoas autorizadas a expressarem uma opinião sobre um fato, pela escolha do ângulo de uma câmera, pelo enquadramento de uma foto etc.

Em seu artigo sobre guerrilha semiológica (ECO, 1984), Umberto Eco considera brevemente a questão do poder, quando reflete que, na era da Comunicação, não são precisos tanques e armas para controlar um país

27. Este pertenceria a quem controlasse os meios de comunicação. Esta mudança seria resultante da transformação da comunicação numa indústria, para a qual a informação não é insumo para a produção de bens econômicos, mas é o principal dos bens. E, quando o poder econômico passa de quem detém os meios de produção para quem detém os meios de comunicação que podem erguer e derrubar governos, condenar pessoas inocentes, inocentar criminosos, influenciar e controlar meios de produção a questão da alienação ganha uma nova dimensão."

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: