Publicado por: Conselheiro Fnord | 13/01/2011

Por que as pessoas acreditam que datas como 11/01/11 são significativas?


Normalmente, muitos anos possuem datas consideradas poderosas para aqueles que já têm uma inclinação a acreditar em coisas místicas. Datas como 22/02/2002, ou mais recentemente, 09/09/09 e 10/10/10 são exemplos considerados auspiciosos por numerólogos, e comemorados em todo o mundo.

Esse ano, as datas 11/01/11 (sentiu algo diferente ontem?) e 11/11/11 podem ter algum valor para quem quiser acreditar. Mas será que elas têm algum significado real?

Historiadores e numerólogos medievais, pessoas que procuraram o significado cósmico dos números nas escolas de pensamento cristão, muçulmano, chinês e indiano, consideram que o número um representa a divindade, a unidade, ou Deus. Assim como tudo surgiu de Deus, todos os números emergem do um.

Ao mesmo tempo, os mesmos estudiosos não têm absolutamente nada de bom a dizer sobre o 11: enquanto todos os outros números têm pelo menos um aspecto positivo, o 11 sempre foi interpretado em um sentido puramente negativo. O numerólogo do século 16 Petrus Bungus chamou o 11 de número dos pecadores e da penitência.

Se você seguir a numerologia medieval, então as coisas podem ficar ruins nas datas citadas, com o número divino lutando contra a negatividade pecaminosa do número 11.

Existe uma solução, entretanto. Felizmente, as teorias mudaram ao longo dos últimos 500 anos, e os numerólogos atuais têm uma visão mais otimista para a data. Eles acreditam que sempre que você vê o número 11/11, significa que o universo está aberto a tudo o que você quiser.

O conselho do numerólogo é que as pessoas acendam uma vela branca, e se concentrem no que querem alcançar. As vibrações que emanam do 11/11 vão ajudar a tornar isso possível.

Ou seja, se o dia vai ser bom ou ruim, parece depender da interpretação que cada um quiser dar. Mas isso nos leva à pergunta: por que as pessoas continuam procurando respostas em números, apesar dos fracassos de previsão constantes da numerologia?

Os cientistas cognitivos demonstraram que o cérebro humano gosta de procurar padrões significativos nos dados sensoriais que arrecada do mundo. Assim, os números que já são significativos para nós, como as datas do calendário, que coincidentemente também se enquadram em um padrão óbvio, se tornam duplamente importantes.

Dada a propensão das pessoas a olhar para o significado de determinados dias e horários (por exemplo, o fim do mundo em 2012), os padrões são facilmente imbuídos de sentido imaginativo. 11/11/11 é apenas outro exemplo das pessoas fazendo o que elas fazem: encontrando significado em padrões ordenados.

Fontes:
http://hypescience.com/por-que-as-pessoas-acreditam-que-datas-como-110111-sao-significativas
http://www.lifeslittlemysteries.com/meaning-in-numbers-and-dates-1242/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: